segunda-feira, 6 de junho de 2011

Após repressão, estudantes de Vitória seguem firmes na luta pelo passe livre

Por Rafael Gomes

Na última quinta-feira, dia 02 de junho, estudantes secundaristas e universitários de Vitória, capital do Espírito Santo, realizaram uma combativa manifestação pelo passe livre no Centro da cidade, que virou um campo de batalha entre os manifestantes e os aparatos repressivos.
Logo pela manhã, os estudantes bloquearam o trânsito em frente ao Palácio Anchieta, sede do gerenciamento estadual. Uma barricada de pneus foi erguida e, em seguida, incendiada.
O BME – Batalhão de Missões Especiais da PM foi acionado para reprimir o protesto. Como de praxe, a polícia abusou da covardia lançando bombas de gás e balas de borracha.
Na parte da tarde, dando sequência às manifestações pelo passe livre e contra a máfia dos transportes, a concentração principal foi em frente a Universidade Federal do Espírito Santo. Os estudantes denunciaram que a tropa de choque chegou a lançar bombas de efeito moral dentro da Universidade.
De nada adiantou a truculência da PM e, na manhã de hoje, segunda-feira, 6/2, os estudantes não se intimidaram e fizeram nova manifestação em frente ao palácio Anchieta. A juventude capixaba promete se manter firme na luta enquanto não forem atendidas suas reivindicações.

Nenhum comentário: