segunda-feira, 13 de junho de 2011

A guerrilha de Porecatu em livro

Neste mês de junho o jornalista Marcelo Oikawa está lançando, em Londrina, o livro para o qual realizou uma extensa pesquisa durante mais de dez anos.

A obra chama-se Porecatu, a guerrilha que os comunistas esqueceram e será um dos eventos que marcará a realização do Congresso Internacional de Agroecologia.

O livro, entre outros aspectos, dá destaque para a figura de Manoel Jacinto Correia, um cearense que, chegado ao Paraná, entrou em contato com o Partido Comunista e a partir daí vai se tornar uma das principais figuras desta luta camponesa que Marcelo Oikawa apresentará em detalhes em seu livro.

Manoel Jacinto, por sinal, é a denominação do Arquivo dos movimentos sociais do Paraná cuja criação foi uma iniciativa do advogado e escritor Laércio Souto Maior que, além de instalá-lo nas dependências da Secretaria Estadual do Trabalho com espaço para exposições e auditório franqueado para eventos do movimento social, também criou a Associação dos Amigos do Arquivo Manoel Jacinto Correia como um instrumento a mais para dar suporte às ações do Arquivo.

O trabalho do AMJC está centrado na busca da documentação e iconografia referente aos movimentos operário, camponês, estudantil e das correntes políticas do movimento revolucionário.

Nenhum comentário: