sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mineirão: Copa do Mundo ameaçada

Os operários que trabalham nas obras de reforma do Mineirão decidiram hoje continuar a greve. A proposta patronal foi rejeitada por unanimidade em assembleia na porta do canteiro de obras. O consórcio que administra a obra tentou passar como concessão o simples cumprimento da lei ou seja, fornecer um banheiro descente para os trabalhadores e aceitar parcialmente reivindicação de cesta básica de 35 Kilos. Ou seja, apenas os paliativos e nada de aumento salarial. Outra assembleia foi marcada para amanhã.
 Particularmente dramática é a situação dos operários que, vindos de outras regiões do país, se encontram alojados em condições precárias, penando nas mãos de gatos. são 42 homens com apenas dois vasos sanitários, nenhum fogão e uma máquina de lavar tipo tanquinho. Como se não bastassem as precárias condições de trabalho e repouso ainda são vítimas de todo o tipo de humilhação. Ontem, segundo denúncias, foram ameaçados, inclusive, de ficarem sem o almoço caso não trabalhassem e ficaram retidos na empresa sem o transporte.

Segundo diversos depoimentos durante a assembleia, tanto das lideranças como de trabalhadores em geral a disposição é de manter a greve até que as reivindicações salariais sejam atendidas. A intransigência dos patrões em manter seus autos lucros, com preços superfaturados e baixos salários, pode comprometer a própria realização dos jogos.

Nenhum comentário: