terça-feira, 25 de maio de 2010

África do Sul: às vésperas da Copa, greve!

Apenas duas semanas antes da Copa do mundo, trabalhadores sul-africanos nos setores de transportes e estiva continuam em greve. A paralisação, que já entra em sua segunda semana, interrompeu as exportações de metais, carros, frutas e vinho para a Europa e a Ásia, assim como as importações de peças de veículos e combustível, dando um inestimável prejuízo aos empresários do país. Fabricantes de veículos já ameaçam interromper a produção por falta de matéria prima. Além disso, muitos equipamentos necessários para a realização da Copa do mundo ainda não chegaram ao país por conta da greve nos portos.

Prontamente, os gerenciamentos de turno, cortaram os salários dos trabalhadores em greve e decretaram-na ilegal. Mas os grevistas prometem não recuar enquanto os salários não forem reajustados.

Nós não aceitamos que uma copa do mundo sirva de álibi para esses empresários entrarem em nosso país e saqueá-lo. Nosso povo já ganha mal e come mal e agora eles querem que nós trabalhemos mais ainda, mas nós não vamos aceitar. A greve continua — disse a presidente da União dos Trabalhadores em Transportes da África do Sul, Jane Barrett.

Os trabalhadores exigem um reajuste mínimo de 13% para todas as categorias como condição para encerrarem a greve, que começou no dia 10 de maio. Mas, segundo um pronunciamento do próprio gerente Zuma, caso não sejam rapidamente melhoradas as condições de trabalho e habitação do povo, os protestos podem ser radicalizados, comprometendo a realização da Copa do mundo.

3 comentários:

miguel disse...

temos que lutar sempre e mostrar para a pequena burguesia que quando estamos unidos e organizados nós fazemos a diferença.
vamos organizar as massas e tomar todo esse poder.
abraço!

Anonymous disse...

Isso MESMO!

é greve, tomara que essa copa seja um fiasco! Aí verão a vergonha que é esse Estado sul africano, de não pagar salários dignos e boas condições de trabalho ao povo!

- estudante

Anonymous disse...

vI HOJE 07/06/2.010. NO BOM DIA BRASIL DA TV GLOBO UMA MANIPULAÇÃO NAS NOTÍCIAS DA AFRICA DO SUL POIS NUMA IMAGEM APARECIA UMA FOTO DO MANDELA COM O CARTAZ VOTE CNA E NO FINAL APARECIA O MORDOMO DO HOTEL UM SENHOR DE IDADE AVANÇADA DIZENDO QUE NÃO PODIA OLHAR PARA O REPÓRTER ALEX ESCOBAR POR QUE ESTE ERA BRANCO E DIZENDO QUE ESTAVA DE CABEÇA ABAIXADA CONFORME MANDAVA AS LEIS DO APARTHEID.
ORA, É A MAIS EXATA CONCLUSÃO DE QUE O APÁRTHEID CONTINUA E DE QUE A MUDANÇA POR MEIO DE ELEIÇÃO FOI MERAMENTE COSMÉTICA E SUPERFICIAL PORQUE NÃO SE DESMANTELOU O MODELO SEPARACIONISTA EM QUE UM FOI TREINADO PARA DIZER SIM SENHOR. É O MESMO QUE DIZEM OS NOVOS FASCISTAS DO PT NO BRASIL NO TIPO MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO COMO SE DIZIA NA DITADURA. É HORA DE ROMPER TODOS OS GRILHÕES QUER OS DISFARÇADOS QUER OS OSTENSIVOS E PREVENTIVOS.

PRESIDENTE GENIVAL