segunda-feira, 24 de maio de 2010

Informações diretamente da greve da Unimontes

Depoimento enviado por estudante da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, ativista do comando da greve geral.
  • Um primeiro ponto que gostaria de informar é sobre a Audiência Pública, realizada na Assembleia Legislativa no dia 14 de maio, sobre a situação da universidade. A audiência contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre estudantes, professores e servidores.

  • O deputado Rui Muniz , que é dono da FUNORTE, uma das maiores instituições privadas de ensino superior de Minas Gerais , presidiu a audiência e teve a desfaçatez de encerra-la somente após todos os políticos demagogos fazerem suas promessas , sem ouvir ninguém, sendo que os presentes só se fizeram ouvir porque permaneceram por mais de 3 horas, ocupando o plenarinho, deixando claro que só sairiam depois de expor seus problemas.

  • Gostaríamos de citar mais exemplos de falta de democracia perseguição política perpetrada pela reitoria e a direção da universidade. 1) seguranças particulares a paisana vigiando e intimidando grevistas, 2) ameaças públicas pelo rádio da universidade e jornais televisivos locais de corte de verbas e demissão, 3) servidores colocados à disposição arbitraria e sumariamente por participar da greve, 4) exigência de lista de presença de alunos que participam da greve para coerção, 4) 0 atual reitor da Unimontes está a 3 gestões na direção da universidade sendo que na ante-penúltima e ultima foi imposto por meio de lista tríplice.

  • A privatização da universidade é tamanha que, na última assembleia de professores realizada ontem dia 20 de maio, um estudante de medicina denunciou que o Hospital Universitário está sendo utilizado por estudantes de universidades particulares, inclusive da FUNORTE do Rui Muniz.


  • Sobre a greve dos servidores, é importante destacar que a direção do sindicato manobrou para que os trabalhadores encerrassem a greve, cedendo às ameaças do governo e reitoria. A interrupção da greve por 10 dias resultou em nenhum atendimento da pauta por parte do governo que não cumpre seu acordo e se mantêm sem negociar. A notícia veiculada na imprensa local sobre o fato de os servidores haverem recebido 10% de aumento não é verdadeira.

Manteremos contato para a divulgação da nossa luta e manteremos nossas bandeiras erguidas até a conquista das justas reivindicações dos servidores, professores e estudantes.


Nenhum comentário: