terça-feira, 18 de maio de 2010

Protesto estudantil contra mudança curricular antidemocrática

Belo Horizonte - MG

Estudantes da Faculdade Pitágoras em Belo Horizonte realizaram um protesto contra a política da instituição que visa reduzir, no segundo semestre deste ano, a quantidade de cursos e de aulas presenciais. Dessa forma várias disciplinas passarão a ser oferecidas apenas na modalidade à distância. A decisão da instituição, duramente criticada pelos alunos e professores e denunciada como autoritária, foi tomada sem consulta prévia e já vinha sido motivo de outros protestos.

“Tentamos dialogar com o grupo e construir em conjunto este novo modelo pedagógico. Os representantes informaram que as mudanças só serão comunicadas no dia 28, no final do semestre, quando os professores perdem seu poder de mobilização. Não aceitaremos cortes nem demissões injustificados”, declarou o professor José Carlos Arêas, diretor do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro, ao jornal Hoje em Dia de 17 de maio.

Estudantes enfrentam PM

Durante o protesto do dia 17 os estudantes fecharam o transito da Avenida Raja Gabaglia, na zona Oeste da cidade. A polícia reprimiu os manifestantes com truculência. Mas o protesto não se desfez e os estudantes enfrentaram a repressão com combatividade e defenderam-se da brutalidade da PM e das bombas de gás jogando lixeiras das janelas do prédio da instituição.

Mercantilização do ensino com o aval do MEC

Em nota, a Kroton Educacional, responsável pela gestão da Faculdade Pitágoras, declarou que a carga horária dos cursos será reduzida “obedecendo aos parâmetros das Diretrizes estabelecidas pelo MEC, será ‘fortalecida por atividades que reforcem a autonomia da aprendizagem, otimizando a formação do profissional adequadamente preparado para a agilidade e flexibilidade do mundo do trabalho’.” [fonte: jornal Hoje em Dia de 17 de maio de 2010]





Um comentário:

Jannerson disse...

Companheiros de AND me desculpem se esse é o lugar errado para falar sobre isso, mas ontem estava procurando material comunista para download e me deparei com esse site
http://www.cruzadoraurora.org/ , pelo que fiquei sabendo o site ainda está começando, verifiquei que foi ao ar esses dias e como leitor e apoiador da linha editorial de AND imaginei que fôsse interessante levar a redação esse site, se possível seria legal se A Nova Democracia ajudasse na divulgação do site.
Abraços, Jannerson