terça-feira, 18 de maio de 2010

Lei no Arizona – USA criminaliza imigrantes

Rafael Gomes

A nova lei anti-imigrantes assinada pela governadora do Arizona, Jan Brewer, no dia 23 de abril, endurece ainda mais o cerco aos imigrantes latinos que entram no USA, transformando a imigração ilegal em crime passível de multa e prisão, punindo também qualquer cidadão estadunidense que empregar, hospedar ou ajudar algum imigrante.

A lei também permite que a polícia aborde e prenda qualquer pessoa suspeita de ter entrado ilegalmente no país ou que possuir traços latinos.

Após a aprovação dessa lei fascista no Arizona (principal ponto de entrada de imigrantes e onde vivem 460 mil deles, a maioria mexicanos) no fim de abril e início de maio milhares de pessoas foram às ruas de mais de 70 cidades do USA protestar contra as medidas de Brewer. Nas manifestações, imigrantes e cidadãos estadunidenses carregavam faixas com desenhos comparando a governadora com o nazista Adolf Hitler.

Além desses protestos populares, tamanho é o caráter fascista dessa lei, que até mesmo algumas cidades e estados do próprio USA protestaram, ameaçando ou efetivando restrições comerciais ao Arizona.

O monopólio da comunicação ianque, na tentativa de ocultar, justificar e aumentar o cerco aos imigrantes ilegais divulgou uma série de “pesquisas” onde os resultados apontavam que a maioria da população seria a favor da nova lei, o que, de fato, era desmentido pelos massivos protestos nas ruas de várias capitais.

Nenhum comentário: