sábado, 8 de janeiro de 2011

Cai mais uma favela da zona oeste do Rio após meses de resistência



No dia 17 de dezembro, foi a vez da Favela da Restinga — também no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro — ser atacada pela prefeitura. A operação aconteceu um dia após o ataque à favela Vila Harmonia, que fica em frente à Restinga. A favela estava protegida por uma liminar perpetrada pelo Núcleo de Terras da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, mas a blindagem foi derrocada pela prefeitura no dia anterior, o que levou dezenas de PMs, policiais civis e guardas municipais à Restinga logo pela manhã.
Os agentes de repressão do Estado, como presenciou nossa equipe de reportagem, agiram com muita truculência agredindo e imobilizando os moradores que se negavam a sair das casas. Muitos sofreram agressões na frente da família. Uma mulher, indignada com a possível destruição de sua moradia, acorrentou-se a um pilar da casa e só resolveu sair depois de seguidas ameaças dos cães de guarda da prefeitura. A defensora pública Marília Farias foi arbitrariamente impedida de adentrar os locais de demolição e conversar com a senhora que passou horas amarrada a sua casa.
Segundo o morador Altair Montanha, de 47 anos, como mostra o vídeo abaixo, sua casa fora invadida pela manhã por PMs que arrombaram o portão da serralheria que fica abaixo de sua residência e o retiraram a força de casas, assim como sua família. Indignado o serralheiro disse à nossa equipe de reportagem ter vergonha de ser brasileiro.
Isso é pior que a ditadura — protestou o trabalhador

Nenhum comentário: