quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em Salvador – BA trabalhadores são expulsos das areias das praias

Prefeitura derruba barracas de praia e expulsa comerciantes

89 barracas de praia localizadas nos bairros de Piatã, Placaford, Jaguaribe, Boca do Rio e Jardim de Alah em Salvador – Bahia estão sendo derrubadas. No último dia 18 a prefeitura antecipou a derrubada de 10 barracas.

Segundo a prefeitura, essas barracas “seriam transferidas para o canteiro central” da orla. Em entrevista publicada no portal atarde.com.br, o secretário de Serviços Públicos de Salvador, Fábio Mota, disse que existem 512 barracas instaladas na orla de Salvador e que o objetivo é reduzir a quantidade para 266. Ou seja, com esta ação desaparecerão pelo menos 246 postos de trabalho de pessoas que vivem do comércio nas praias há décadas.

Política similar já foi aplicada no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. No Rio, antigos donos de barracas foram expulsos, criminalizados, taxados de “ilegais” e perseguidos pela prefeitura. Os vendedores ambulantes são diuturnamente caçados pelo “choque de ordem” que reprime e rouba mercadorias. E na orla “urbanizada”, os quiosques foram praticamente tomados por especuladores e grandes empresas.

Um comentário:

Anonymous disse...

No Brasil devido a esta mentalidade que trabalhador tem que trabalhar não importa em que condições é que o país esta uma m.....deve-se sim dar o direito ao trabalho desde se respeite as regras.Não sei ai na BA mais aqui no Guaruja o que era para ser um quiosque a muito virou restaurante a beira mar em detrimento ao comercio