quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Milhões de trabalhadores em luta na Europa


A classe operária europeia se levanta contra os plano de arrocho, nomeado pelos governos reacionários de “medidas de austeridade”, que preveem entre outros pontos o aumento da idade mínima para a aposentadoria de 65 para 67 anos a facilitação para contratações e demissões (em período de de recessão (leia-se poder demitir à vontade) e corte de subsídios para medicamentos.
No dia 29 de setembro a Espanha amanheceu sem transportes e, segundo os sindicatos, mais de 10 milhões de pessoas aderiram à greve geral convocada para hoje pela União Geral dos Trabalhadores e pelas Comissões Operárias.
Uma manifestação no centro marcou a primeira greve geral em oito anos no país. No centro de Madri, centenas de trabalhadores agitaram bandeiras, interditaram ruas e obrigaram algumas lojas a baixar as portas.
Já na Bélgica, em Bruxelas, mais de 100 mil pessoas são esperadas em manifestação contra o projeto da Comissão Europeia de multar países que não reduzam seus gastos.
A onda de greves e manifestações deve se espalhar pela Europa. Segundo os sindicatos, novas manifestações estão sendo programadas nas próximas semanas na Itália, Polônia, França, República Checa, Irlanda e Romênia.


Nenhum comentário: