segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São Paulo: Estudantes enfrentam a polícia e exigem seus direitos

Rafael Gomes




Centenas de estudantes foram às ruas do Centro da capital paulista na última quinta-feira, 13/1, contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus, que desde o dia 5 passou de R$ 2,70 para R$ 3. Ao chegarem nas proximidades da Praça da República, os manifestantes foram atacados com balas de borracha e bombas de efeito moral pela PM paulista. Os estudantes denunciaram que a manifestação se desenvolvia pacificamente e não houve motivo para a covarde reação da Polícia Militar.

Segundo Lucas Monteiro, representante do Movimento Passe Livre (MPL), organização que está agitando a luta contra o aumento das tarifas e a denúncia contra a máfia dos transportes em São Paulo, "O movimento sabe que é uma luta longa e vamos continuar com as manifestações até a volta às aulas, até que mais estudantes venham para as ruas".

Após mais um ato de violência e covardia da polícia durante essa manifestação, cerca de 30 pessoas foram presas e encaminhadas ao 3º DP, na região central e cerca de 5 manifestantes ficaram feridos.

Confira o vídeo feito pelo cartunista  Latuff.

3 comentários:

Compa disse...

Coompanheiros, permita-me apresentar esse blog que achei na internet. É um blog com downloads só de filmes políticos.

http://filmespoliticos.blogspot.com/

Sergio Vilela disse...

Parabéns pela filmagem, Latuff.
Esses gorilas que atiram a queima roupa com bala de borracha tem que levar muita corrida e revide dessa estudantada em luta. Tomara que quando voltem as aulas eles recebam o troco que merecem.
Se esses agentes fascistas fardados agem sob ordem de um governo dessa forma contra manifestantes pelo passe, "jovens da pequena burguesia" (como gostam de dizer), imaginem o que andam fazendo contra o povo mais empobrecido.

Ana Maria disse...

Estudantada, nas nosssas veias, corre o sangue vermelho da luta, que foi herdado dos que um dia sonharam com um mundo livre, dos heróis do povo.

Contra a miséria, a opressão, as injustiças, a ditadura, a solução é a luta, que esses gorilas, esses milicos, sintam um dia o peso da nossa mão, da nossa ira, da justa violência, aquela que busca a liberdade.

Que tremam os oportunistas, os exploradores, os inimigos do povo, a sua hora vai chegar e não tarda.


ESTUDANTES LEVANTEM-SE!
DESPERTAR A FÚRIA REVOLUCIONÁRIA DA MULHER!
REBELAR-SE É JUSTO!