terça-feira, 29 de março de 2011

Argentina: Trabalhadores bloqueiam os jornais Clarín e La Nación

Ana Lúcia Nunes


Diretamente de Buenos Aires, Argentina


27 de março de 2010


Cerca de 60 trabalhadores de artes gráficas que haviam sido demitidos dos diários argentinos de maior circulação nacional, os jornais Clarín e La Nación, bloquearam no sábado, 26 de março, por volta da meia-noite, a saída dos caminhões que distribuiriam os jornais no domingo.

O bloqueio durou cerca de 12h e impediu a circulação de Clarín, além de atrasar a circulação de La Nación. Em manifesto, os trabalhadores afirmaram que o piquete foi realizado contra a perseguição empreendida pelos patrões aos delegados sindicais. Os trabalhadores, ao levantar o bloqueio, consideraram-no uma vitória política importante, pois é a segunda vez que o diário Clarín não circula em um domingo. A primeira vez foi durante uma greve realizada pelos trabalhadores em 1989.

O governo afirma que o conflito é trabalhista, enquanto os jornais afirmam que não passa de uma manobra dos sindicatos favoráveis ao governo, no caso a Central Geral dos Trabalhadores (CGT) para prejudicá-los. Os jornais também acusam ao presidente da CGT, Hugo Moyano, de promover o piquete como vingança por denúncias contra ele publicadas pelos diários. O presidente da CGT negou ser responsável pelos piquetes realizados pelos trabalhadores.

Na rede social Facebook, vários internautas se solidarizavam com os trabalhadores e comemoravam a não circulação dos jornais, que são claramente antipovo.

Nenhum comentário: