segunda-feira, 28 de março de 2011

Pará: População destrói prefeitura e prédios do executivo

Revoltados com a decisão dos vereadores de não abriram processo de cassação contra o prefeito Miguel Pedro Pureza Santa Maria (PSDB), acusado de desvio de recursos públicos, cerca de 500 moradores de Curralinho, na ilha de Marajó, Pará, destruíram os prédios do executivo e a prefeitura municipal. O fato ocorreu na última sexta-feira, 25 de março.

O protesto começou na praça principal da cidade, onde a população esperava a decisão de uma sessão na qual o Conselho Municipal iria decidir a abertura de uma investigação. A população se rebelou após o anúncio da negativa dos vereadores, dos quais três rejeitaram a proposta, dois a apoiaram e outros dois se abstiveram.

Os manifestantes quebraram móveis, retiraram objetos do prédio da Câmara, os ergueram em barricada nas ruas e atearam fogo. A polícia teve que enviar reforços de outras cidades para conter a revolta popular.

Segundo uma investigação realizada pela Controladoria Geral da União, Miguel Maria gastou cerca de R$ 9,7 milhões que recebeu do Governo federal sem explicar ou prestar contas do destino dos recursos.

Nenhum comentário: