segunda-feira, 21 de março de 2011

Onu ordena banho de sangue na Líbia

No dia 17 de março a ONU, organização dirigida pelo imperialismo ianque, autorizou a intervenção militar na líbia. A votação da proposta ianque ganhou por dez votos a favor e cinco abstenções no Conselho de Segurança do balcão de negócios do USA. No dia 20 um forte bombardeio das forças intervencionistas ianques e da Europa provocou grandes explosões no território Líbio, cujo governo anunciou que mais de 40 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas. Barack Obama, desde o Brasil ordenou diretamente o início do banho de sangue promovido pela Onu.

No domingo novos ataques foram lançados, também sob a desculpa da “proteção dos civis”. Kadafi declarou um cessar fogo que não foi “aceito” por Obama, que ordenou a continuação dos ataques.

O porta-voz da Liga árabe ensaiou uma tímida crítica, a respeito de ‘exageros’ nos ataques, mas no mesmo dia foi enquadrado e desautorizado. Para os próximos dias países do Oriente médio devem participar da agressão, já que estão adiantados os preparativos de Omã e Jordânia para demonstrarem sua sabujisse.

A gerência semicolonial de kadafi promete armar o povo e diz estar preparada para uma longa guerra, o que de fato deve ocorrer, devido a que o regime tem uma relativamente grande base de massas disposta a defendê-lo.

Mais uma vez, o imperialismo não esconde seu intento de promover uma nova partilha do mundo e conjurar sua profunda crise, agravada pelos levantamentos na região do Magreb e do Oriente Médio, que fizeram subir o preço do petróleo, e ainda pelo terremoto no Japão e o acidente nuclear, que arruinou uma das maiores economias do mundo e fizeram desaparecer do dia para a noite, trilhões de dólares das bolsas de valores.

Nenhum comentário: