quinta-feira, 17 de março de 2011

Camponesas celebram o 8 de março

[nggallery id=23]

Com informações do Movimento Feminino Popular

Os Núcleos do Movimento Feminino Popular de Jaru, de Porto Velho e de Corumbiara - Rondônia – divulgam as atividades realizadas em celebração do 8 de março, dia internacional da mulher trabalhadora.

Contra a criminalização do aborto

Para celebrar a data, foram promovidas duas palestras na Universidade Federal de Rondônia - UNIR de Porto Velho contra a criminalização do aborto, nas quais participaram cerca de 140 estudantes de pedagogia, letras, ciências sociais, direito e outros cursos. a . Durante as palestras, foi exibido o documentário “Habeas corpus”. O documentário narra a história real de uma jovem de 19 anos que estava grávida, porém o bebê era portador de uma rara síndrome que o condenaria à morte logo após seu nascimento. A justiça permitiu o aborto que foi iniciado num hospital em Goiânia. Pouco tempo depois, os médicos interromperam o procedimento, devido a um habeas corpus redigido à mão por um padre.

Camponesas celebram o 8 de março

A Área Revolucionária Zé Bentão, antiga fazenda Santa Elina, em Corumbiara, retomada por camponeses em 2010, foi o palco escolhido pelo MFP para as celebrações deste ano. Bandeiras vermelhas do Movimento ornavam a área. Na entrada do barracão onde funciona a Assembleia Popular, uma faixa conclamava a “Despertar a fúria revolucionária da mulher”, ao lado das bandeiras da Palestina, do MFP, da Liga dos Camponeses Pobres e do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina – Codevise.

O ato contou com a participação de dezenas de camponesas e camponeses. A camponesa Dina, viúva do dirigente camponês Zé Bentão, foi homenageada por sua participação ativa na Revolução Agrária e no MFP. Outra homenagem especial foi feita à camponesa Maria Helena, conhecida como Nega. Ela foi moradora da Área Revolucionária Zé Bentão e faleceu em novembro de 2010, aos 32 anos, vítima do descaso do Estado com a saúde pública. No pouco tempo que viveu na área, teve uma participação intensa, foi uma das coordenadoras da festa do corte Popular das terras. Maria Helena deixou esposo, um casal de filhos e a saudade entre familiares e amigos.

Após as homenagens, o ato foi encerrado com o canto da música “Aroeira” (Geraldo Vandré), apresentado pelas mulheres.

Ainda como parte da celebração do 8 de março, os núcleos do MFP de Corumbiara e Porto velho realizaram reuniões e atividades de formação, debateram os princípios do movimento e tarefas práticas com camponesas, estudantes e professoras da região. O MFP organizou panfletagens sobre a data em Corumbiara, Cerejeiras, Espigão D’Oeste, Jaru e Porto Velho. Em Corumbiara, duas militantes do Movimento Feminino Popular falaram em uma rádio local sobre o movimento e o 8 de março.

Nenhum comentário: