quarta-feira, 2 de março de 2011

Vídeo: Vila Harmonia é atacada pelas tropas da prefeitura do Rio de Janeiro

Patrick Granja


No dia 25 de fevereiro, a Vila Harmonia amanheceu cercada de caminhões de mudanças, retroescavadeiras e funcionários da Prefeitura do Rio, sob o comando do prefeito Eduardo Paes. Após algumas semanas de reassentamentos negociados nas comunidades do Campinho e do Metrô/Mangueira, a Prefeitura acionou todo seu lobby junto ao Tribunal de Justiça do Rio para atacar a Vila Harmonia.

Os funcionários da Subprefeitura da Barra da Tijuca chegaram, como sempre, com seu aparato de arrogância e seus capangas da Guarda Municipal, e deram logo início às diversas ameaças de que não deixariam pedra sobre pedra e de que derrubariam as casas com gente dentro, caso necessário.

Os Desembargadores do tribunal de Justiça do Rio, inebriados por algum canto maldito do Prefeito após suas reuniões com o Presidente do TJ, nada fizeram para proteger as famílias. Nenhum dos argumentos dos defesnsores públicos foi ouvido e nenhuma outra possibilidade de negociação é oferecida. A comunidade Vila Harmonia abriga famílias que residem há mais de cem anos na região do Recreio dos Bandeirantes. Chegaram lá, provavelmente como sobreviventes de famílias escravas, ainda no início do século XX e possuiam documentação que comprova isso.

Depois de meses de resistência e frente aos problemas de saúde de alguns trabalhadores e trabalhadoras por conta dos ataques da prefeitura, a Vila Harmonia aceitou sair. Contudo, os moradores prometem continuar engordando as fileiras daqueles que resistem aos desmandos desse gerenciamento fascista que já expulsou mais de 15 mil famílias de suas casas.





Nenhum comentário: