segunda-feira, 21 de março de 2011

Protesto no Rio rechaça a presença de Obama no Brasil

No dia 18 de março, no Rio de Janeiro, cerca de 150 manifestantes protestaram contra a presença de Barack Obama no Brasil.

Representando os anseios antiimperialistas dos povos em luta em todo o mundo, os manifestantes dirigiram-se da Candelária, no centro do Rio até o consulado ianque, com palavras de ordem “Fora já daí, Obama do Brasil e Dilma do Haiti”, “Fora ianques da América Latina”, “Fora do Brasil, Obama genocida”, “Yankees, go home” (ianques, voltem para casa).

Durante o protesto em frente ao consulado ianque, do meio dos manifestantes foram arremessados coquetéis molotov (artefatos explosivos incendiários amplamente utilizados em protestos de massas em todo o mundo) contra o prédio do consulado. Um segurança do consulado foi ferido.

Durante todo o tempo, desde a concentração dos manifestantes, a Polícia Militar agiu com truculência, primeiramente exibindo ostensivamente escopetas e cassetetes com o intuito de intimidar os presentes no ato, proibindo que o carro de som circulasse junto aos manifestantes. Quando os manifestantes protestavam em frente ao consulado ianque, utilizaram contra eles bombas e dispararam com armas de fogo.

Após o protesto, a PM do Rio cercou um grupo de manifestantes, revistou-os e prendeu 13 pessoas, entre elas um menor. Na manhã desta segunda-feira, os manifestantes foram soltos. Várias entidades declararam seu repúdio à repressão ao protesto. Abaixo, AND reproduz, uma delas, do Centro Brasileiro de solidariedade aos Povos – Cebraspo.

O que as classes reacionárias serviçais do imperialismo, as forças de repressão e o monopólio das comunicações não puderam impedir foi que as festividades e o festival de servilismo preparado pelos gerenciamentos de turno fossem combativamente maculados pelos manifestantes, que com seu ato vigoroso registraram que Obama, representante do Estado e do exército mais assassinos do mundo, não é bem vindo em nosso país.

Nenhum comentário: