sexta-feira, 11 de março de 2011

UPP acaba com carnaval a tiros na Cidade de Deus, RJ

Moradores da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, denunciam que foram agredidos por policiais da UPP instalada no local durante uma festa de carnaval na madrugada de 9 de março.

Após uma briga entre duas pessoas, os policiais tentaram acabar com a festa. Diante da recusa dos moradores em encerrar a festa de carnaval, os policiais iniciaram as agressões com cassetetes, spray de pimenta e fizeram vários disparos.

A ação policial foi registrada pelo fotógrafo Toni Barros e, quando os policiais perceberam que estavam sendo filmados, tentaram tomar a câmera. Nas imagens é possível ouvir a resposta do fotógrafo: “Não vou dar não. Sou fotógrafo, jornalista, eu sou jornalista”. A câmera foi destruída, mas o cartão de memória que armazenava as imagens ficou intacto e, mais uma vez, todos puderam ver o que significa a política de “pacificação” nas favelas do Rio.

Enquanto os plantões do monopólio dos meios de comunicação falavam apenas de “folia” e adereços, nas favelas do Rio a rotina de repressão e criminalização da pobreza se manteve inalterada.

Nenhum comentário: