quarta-feira, 23 de março de 2011

Chile e El Salvador: Manifestantes antiimperialistas vão às ruas contra Obama

Após sua passagem pelo Brasil, o chefe do imperialismo ianque Barack Obama visitou o Chile, no dia 21, e El Salvador, no dia 22, concluindo sua visita à América Latina.

Na segunda-feira, 21, centenas de chilenos entraram em confronto com a polícia a duas quadras do palácio La Moneda, na capital Santiago, e em diversas cidades do país. Pelo menos 15 manifestantes foram presos durante os protestos.

[nggallery id=24]Na tentativa de conter o repúdio popular à presença de Obama, os aparatos repressivos do Estado chileno usaram carros hidrantes e armaram forte esquema de segurança. A população sustentava a palavra de ordem “Fora ianques da América Latina!”.

Um dia antes, no domingo, uma bomba de ruído explodiu na sede do Instituto Chileno Norte-Americano de Cultura, horas antes da chegada do líder ianque.

Em El Salvador, no último dia de Obama em solo latino, terça-feira, 22, milhares também marcharam em protesto. As manifestações começaram antes mesmo da chegada do chefe ianque. 15 pessoas foram presas. Os manifestantes exigiram a saída de Obama e contestaram a política de imigração contra latinos que vivem no USA.

Nenhum comentário: