segunda-feira, 31 de maio de 2010

Exército sionista de Israel ataca comboio com suprimentos destinados à Faixa de Gaza

Há uma semana, AND recebeu a seguinte mensagem por correio eletrônico:



Estou escrevendo para você com um apelo urgente. A frota Gaza Livre está a caminho para a Faixa de Gaza. Esta frota inclui navios de grande porte com material de reconstrução, suprimentos médicos e material escolar e 800 passageiros de 50 países.

Esta é uma oportunidade para denunciar a desumanidade do cerco de Israel a longo de três anos e em execução. Israel disse que irá interceptar e impedir a chegada dos navios em Gaza, eles já têm feito isso e podem fazê-lo novamente.

O comunicado concitava organizações democráticas a “traduzirem e divulgarem amplamente esta denúncia afim de garantir que os barcos e os ativistas tivessem algum grau de proteção contra ataques e agressões.”

Denúncia que se confirma de forma sangrenta

"Na escuridão da noite, os militares israelenses desceram de um helicóptero para o barco turco de passageiros 'Mavi Marmara' e começaram a atirar quando pisaram no convés", anunciou o site do Movimento Gaza Livre. Imagens transmitidas ao vivo, filmadas por tripulantes turcos, mostraram o ataque israelense.

  • Mais de 10 tripulantes assassinados

  • Dezenas de feridos

  • A cineasta brasileira Iara Lee está entre os tripulantes atacados

  • É a nona vez que o movimento Gaza Livre tenta enviar solidariedade à Faixa de Gaza

  • Há três anos Israel mantém, com o patrocínio do USA, bloqueio e cerco militar à faixa de Gaza

O exército sanguinário de Israel atacou, às 4 horas da madrugada do dia 31 de maio (22 horas do dia 30 no horário de Brasília), um comboio de ajuda humanitária à Gaza.

O Estado sionista-fascista de Israel impõe um bloqueio total à Faixa de Gaza há mais de três anos impedindo a entrada de alimentos, medicamentos e qualquer ação de solidariedade com o povo palestino.

A frota “Gaza Livre" (Free Gaza em inglês) é composta por três navios que levavam 750 ativistas e três outros com 10 mil toneladas de carga. Os navios partiram de uma área próxima do Chipre e foram atacados no Mar Mediterrâneo, a cerca de 60 km da costa do território palestino de Gaza, em águas internacionais.

Os ativistas filmaram o ataque israelense contra a frota. Imagens de um canal de televisão da Turquia (a maioria dos ativistas provém deste país) mostraram durante uma hora a ação arbitrária do Exército de Israel ao vivo, até que as imagens foram cortadas. A transmissão mostrou os militares israelenses invadindo uma das três embarcações deforma truculenta, agredindo os seus ocupantes.

Apesar de os ativistas terem mostrado bandeiras brancas em sinalização de que aquela era uma missão de paz, os soldados abriram fogo contra a tripulação.

A agressão do exército israelense contra o comboio de solidariedade internacional deixou dezenas de feridos e mais de 30 pessoas feridas, a maioria turcos. Entre os tripulantes havia uma brasileira: a cineasta Iara Lee (foto). Até o momento (13 horas do dia 31 de maio) não há notícias que indiquem se ela está entre as vítimas.

Esta foi a nona vez que o movimento Gaza Livre tentou enviar ajuda à Gaza desde o início do cerco e bloqueio militar.





Esquerda: Manifestantes em Taksim, Turquia, após o ataque israelense ao Gaza Livre

Direita: Protesto em solidariedade ao Gaza Livre no porto Ashdod, Israel

6 comentários:

Anonymous disse...

Essa merda dessa ONU não serve pra porra nehuma mesmo...

Boca de Caêra disse...

parabéns pela atitude de todos que fizeram e fazem parte dessa corente de solidariedade para ajudar o povo palestino contra o estado sionista de Israel.

MORTE AOS SIONISTAS ISRAELENSES!

BETO disse...

Que ódio, que raiva, que indignação, sentimentos de CLASSE, meu coração está cheio de revolta, pelas injustiças, os crimes, contra a dignidade humana, contra seres humanos.

Sempre defenferei a vida, até que pra isso tenhamos que matar todos os opressores, assassinos do povo, esploradores das calsses trabalhadoras, até que não fique nenhum.

QUE A VIOLÊNCIA JUSTA SEJA DERRAMADA, SEJA DURAMENTE IMPOSTA SOBRE OS ASSASSINOS SIONISTAS/FACISTAS A MANDO DOS IMUNDOS ISRAEL/USA.

MORTE AO IMPERIALISMO!
VIVA AHERÓICA RESISTENCIA DO POVO PALESTINO!
GAZA RESISTE A PALESTINA TRIUNFARÁ!

eulouco disse...

mais um triste episódio da história de horror para os israelenses comemorar .só sendo uma invenção da elite mesmo para a onu apenas dar declarações de que ficou chocada com o ocorrido . esse país encravado no oriente médio é a principal causa de pelo menos 70% das guerras naquele canto do mundo. solidariedade aos bravos que estavam nos barcos.

estudante BH disse...

absurdo!
cabe a nós, denunciarmos e repudiarmos estes ataques fascitas e lutas contra o sionismo!

Juventude Palestina! sua luta continua, na América Latina!

Juventude Comunista disse...

Mais uma vez assistimos o massacre do povo palestino e de todos aqueles que se propõe a ajudar a luta daquele povo. Gostaria de entender como um exército tão bem equipado como o de Israel pode achar que meia dúzia de militantes pró palestina, armados de pedaços de ferro e facas, que foram utilizados para sua própria segurança, podem ser considerados como uma ameaça a um dos exércitos mais bem armados do mundo. O que temos nesse caso é a clara intenção de matar, assassinar todos aqueles que pretendem de alguma forma ajudar a luta do povo palestino, pois assim, protegem esse Estado fantoche de Israel, que em sua essência não é nada mais que uma continuação, uma prolongação do Estado Ianque no mundo árabe. O Estado fantasia de Israel serve para que os USA possam manipular bem de perto tudo o que ocorre naquela região, que é uma das mais importantes, política e economicamente no mundo. Por isso deixo aqui meu protesto contra mais esse ato assassino do “Estado” de Israel contra o povo palestino e sua justa luta. Doa a quem doer, mas sou completamente contra o “Estado” de Israel e totalmente a favor da criação do verdadeiro Estado Palestino.