segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9 mortos em manifestações no Iraque

19 de Fevereiro de 2011

Mohammed Tawfeeq

Fonte: Tribunal Iraque | Tradução do TMI



Nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas, na quinta-feira, quando centenas de manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança em Sulaimaniya, cidade na região curda do norte do Iraque, segundo o Dr. Raykot Hamed Salih, um médico da cidade.

Dezenas de manifestantes atacaram a sede do Partido Democrático do Curdistão, na cidade e destruíram móveis e computadores no interior do edifício, disseram à CNN fontes da polícia em Sulaimaniya.

Testemunhas disseram à CNN que as forças de segurança curdas, conhecidas como peshmerga, abriram fogo para dispersar os manifestantes.

Os manifestantes estavam revoltados com a corrupção, a qualidade dos serviços básicos e o desemprego, disse Salih.

O Partido Democrático do Curdistão é chefiado pelo presidente da região do Curdistão, Massoud Barzani, um homem poderoso na região.

O Iraque, como muitos dos seus vizinhos, tem sido agitado por protestos populares desde as manifestações que derrubaram o líder da Tunísia, no mês passado.

Na cidade de Kut, na parte leste do Iraque, pelo menos uma pessoa foi morta a tiro e outras 55 ficaram feridas, incluindo quatro polícias, quando na quarta-feira os seguranças privados e as forças de segurança iraquianas abriram fogo contra centenas de manifestantes em frente ao gabinete do governador, disseram fontes hospitalares.

Polícias de Kut, cidade a cerca de 110 km a sul de Bagdad, disseram à CNN que cerca de 2.000 manifestantes exigiam a renúncia do governador da província de Wasit, Latif Hamed, acusando-o de corrupção.

Alguns dos manifestantes tentaram forçar a entrada para o gabinete do governador, enfrentando os guardas de segurança privada, disse a polícia. Depois do tiroteio, a situação degradou-se ràpidamente e os manifestantes ficaram ainda mais revoltados. Dezenas de manifestantes invadiram de novo o gabinete do governador e destruiram móveis no interior e deixaram o prédio em chamas. Outro grupo de manifestantes dirigiu-se à casa do governador, tendo-a incendiado também.

A polícia de Kut disse à CNN que Hamed não estava na cidade quando os manifestantes atacaram o seu escritório e a casa.

Os manifestantes gritavam \\\"Abaixo o (primeiro-ministro Nouri) Al-Maliki, abaixo a corrupção, fora com os ladrões.\\\" Outros transportavam uma faixa que dizia: \\\"Oito anos de sofrimento, onde estão as suas promessas?\\\" referindo-se ao governo iraquiano que assumiu o poder após a invasão de 2003.

Em Falluja, centenas de manifestantes caminharam em direção ao edifício da Câmara Municipal e do gabinete do presidente na terça-feira, exigindo a sua renúncia e do chefe do conselho da cidade, por causa da corrupção e da sua incapacidade em fornecer serviços básicos à população.

Pela primeira vez desde que começaram as manifestações em todo o país, há mais de duas semanas, a TV estatal Iraqiya mostrou imagens da manifestação de Kut e apelou para os protestos serem feitos de forma pacífica e sem violência.

www.uruknet.info?p=75083
Link: edition.cnn.com/2011/WORLD/meast/02/17/iraq.protests/

Nenhum comentário: