quinta-feira, 24 de junho de 2010

La Oroya, Peru: Mineiros e metalúrgicos cercam cidade e enfrentam a polícia

Uma greve de metalúrgicos e mineiros peruanos do estado de La Oroya, a 185 quilômetros de Lima, fez com que o velho Estado peruano mobilizasse um imenso aparato policial para o povoado, que teve todos os seus acessos bloqueados. As manifestações e o bloqueio foram massificados pela população local, simpática aos operários e mineiros, já que as minas, que pertencem a empresa Doe Run, e as indústrias metalúrgicas abastecem grande parte do estado de La Oroya.

Os trabalhadores exigem um Plano de Adaptação Ambiental das Minas e aumentos salariais para todos os operários, que estão de braços cruzados a mais de 20 dias. Após os primeiros dias de paralisação, a empresa Doe Run fechou as portas e interrompeu definitivamente a produção, o que revoltou ainda mais os mineiros e metalúrgicos. Outro motivo para a empresa cessar a produção foi o descumprimento de leis ambientais peruanas. Os conflitos cresceram desde então e os confrontos entre os trabalhadores e a polícia tornaram-se diários.

Nos dias seguintes aos protestos, dez pessoas, entre elas o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Doe Run, Royberto Guzman.

Nenhum comentário: